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  • Foto do escritorPatrícia Bandeira

Como fazer uma carta de apresentação?

A carta de apresentação é a primeira impressão que o recrutador terá de você. Ela é o primeiro contato que você fará e serve também para complementar seu currículo, destacar suas qualificações e demonstrar seu interesse específico pela vaga.


O que é uma carta de apresentação?


Uma carta de apresentação é o texto do e-mail, mensagem do LinkedIn ou qualquer breve descrição inicial que acompanha o envio do currículo ao se candidatar a um emprego. Geralmente, uma carta de apresentação é enviada junto com o currículo em resposta a uma vaga de emprego ou quando você faz uma candidatura espontânea.


Ela é projetada para complementar o currículo, fornecendo uma introdução breve sobre o candidato e seu alinhamento com a posição desejada.


Estrutura da Carta:

Saudação adequada:

Se possível, direcione a carta a uma pessoa específica (por exemplo, o gerente de contratação). Use "Prezado(a) [Nome do Destinatário]" para uma abordagem mais pessoal.


Apresente-se e indique a posição:

Comece informando quem você é e a posição para a qual está se candidatando. Exemplo: "Meu nome é [Seu Nome], e estou me candidatando para a vaga de [Nome da Posição] na [Nome da Empresa]."


Apresente seu diferencial:

Destaque uma realização, habilidade ou experiência inicial que seja relevante para a posição. Como é uma apresentação, seja breve, mas deixe claro qual é o seu diferencial.


Conecte-se com a empresa:

Demonstre seu conhecimento sobre a empresa, mencionando projetos específicos, valores corporativos ou iniciativas que a empresa valoriza e que ressoam com você.


Seja conciso e focado:

Mantenha a carta concisa e centrada nas informações mais relevantes para a posição. Evite excessos de detalhes que podem tornar a carta longa demais.


Conclua demonstrando interesse e disponibilidade:

Expressa seu interesse na posição e na empresa, e indique sua disponibilidade para uma entrevista. Exemplo: "Espero que em breve minhas habilidades e experiências possam contribuir em breve para a [Nome da Empresa]."


Use uma despedida profissional:

Termine a carta de forma cortês, agradecendo pela consideração e utilizando uma despedida profissional como "Atenciosamente" ou "Desde já agradeço a sua atenção"



Mais algumas dicas fundamentais:


Revise e corrija:

Revise a carta para garantir que não haja erros gramaticais ou de digitação. Peça a outra pessoa para revisar também, se possível.


Personalize para cada aplicação:

Ajuste a carta para cada aplicação, destacando aspectos específicos da empresa e da posição que se alinham com suas habilidades e interesse.


A carta de apresentação deve complementar seu currículo, não repeti-lo:

Use a carta como uma oportunidade para contar sua história profissional de uma maneira envolvente e persuasiva.a carta para cada aplicação, destacando aspectos específicos da empresa e da posição que se alinham com suas habilidades e interesses.


Caso você queira ter acesso a modelos de carta de apresentação e como se preparar para processos seletivos, inscreva-se no nosso programa de acompanhamento Projeto Emprego Novo, que conta com acompanhamento individual e personalizado de cada aluno. Te encontro lá!




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